Fotos: Zildo Vicente

Este ano o inverno foi bastante generoso em Cajazeirinhas. O acumulado até agora é de 876,5 milímetros e todos os pequenos e médios açudes do município transbordaram.

Quem plantou já está colhendo, inclusive algodão, uma cultura que não se praticava há mais de 20 anos no município. O Projeto Algodão Paraíba, desenvolvido pelo governo do estado, e realizado numa parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e com apoio de outras instituições voltadas ao campo, tem proporcionado paulatinamente que o algodão, que já foi forte na região, esteja voltando paulatinamente a ser produzido na região. Veja abaixo os links de reportagens já feitas pela Folha Patoense sobre a produção agrícola em Cajazeirinhas.

Segundo Zildo Vicente, extensionista da Emater, tudo isso tem um nome: Agricultura Familiar. Na opinião dele a realidade do pequeno produtor tem se modificado desde que a Agricultura Familiar foi instituída no país.

Na comunidade rural do Madruga o agricultor familiar Francisco Lacerda de Andrade, conhecido por Tiquinho, cultiva hortaliças e também plantou uma área com capim cameron roxo e o resultado tem sido muito positivo. O capim é produzido para os seus próprios animais e a produção das hortaliças o agricultor vende de porta em porta, tirando aí um dinheirinho para o sustento da família. “Nós que fazemos o trabalho acompanhamento junto aos agricultores familiares ficamos felizes quando vemos que os resultados estão aparecendo”, disse Zildo Vicente.

FONTE: FOLHA PATOENSE