Moradores e turistas que estiverem em João Pessoa, Taperoá ou Maturéia, na próxima sexta-feira (27) poderão participar de eventos gratuitos para observação de eclipse lunar. O fenômeno astronômico deve ser o de maior duração no século 21.

Na Capital, a contemplação do eclipse acontece a partir das 17h, no Mag Shopping, em Manaíra. Haverá telescópios à disposição do público, que pode ser composto tanto por adultos, quanto por crianças. Também serão transmitidas imagens detalhadas desse momento único em um telão.

Em Taperoá, a observação será no Ginásio Esportivo. Dois telescópios serão disponibilizados ao público. Membros do projeto de divulgação científica Mistérios do Espaço vão auxiliar no manuseio dos equipamentos. Já em Maturéia, a atividade acontece no Casarão do Jabre, que fica na Zona Rural, com telescópios e instrutores.

Segundo divulgado pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marte estará com brilho máxima bem próximo à Lua, que nascerá também vermelha, totalmente encoberta pela sombra da Terra. A expectativa é de que o espetáculo dure cerca de 1h42.

“Às 17h22 o eclipse deve alcançar a sua fase máxima. Às 18h13, terminará a fase da totalidade e o eclipse se tornará parcial até às 19h19 quando a Lua sairá totalmente da sombra da Terra. A partir desse horário e até às 20h28, o eclipse entra em uma fase penumbral. Nessa fase, a Terra bloqueia apenas uma parte da luz do Sol. A luminosidade da lua é menor, mas isso é imperceptível para os olhos humanos”, explica a APA.

FONTE: PORTAL CORREIO

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas