O Governo Municipal de Cajazeirinhas através da Secretaria Municipal de Saúde realizará um mutirão limpeza urbana para prevenir e combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, na próxima sexta-feira (04). As ações acontecerão no período da manhã, a partir das 08 horas, saindo da Secretaria Municipal de Saúde.
Esse plano de ação envolve todos os setores da prefeitura, além de contar com apoio dos moradores para que colaborem deixando os agentes, voluntários, realizem as limpezas e vistorias nos quintais.

Os profissionais irão orientar a população sobre o risco da doença e como evitar a reprodução do mosquito.
O Secretário Municipal de Saúde Edney de Almeida Pires orienta que quem estiver com suspeita da doença município, procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde “Maria Umbelina da Conceição” e antes de consultar um profissional da saúde não utilize medicação por conta própria.

O QUE É DENGUE?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

AÇÕES SIMPLES PODEM EVITAR O MOSQUITO:

• Cobrir ou furar pneus;
• Usando areia grossa em pratos de vasos de flores;
• Ensacando e jogando no lixo em vasilhames que não possam acumular água;
• Virando de boca para baixo garrafas vazias;
• Tampando as caixas de água, além de outros.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO