Foto: Zildo Vicente

Essa tecnologia já encontra-se em pleno funcionamento no município (Fotos e Vídeo), o agricultor Francisco Agustinho Ferreira Sobrinho, mora no sitio Cajazeiras zona rural de Cajazeirinhas e é o primeiro a usar gás de cozinha produzido através do Biodigestor no município.

Os técnicos do Biodigestor concluíram os trabalhos de instalação em duas residencias na comunidade rural de Cajazeiras no último dia (08), Com a instalação, o técnico da Emater/Cajazeirinhas Zildo Vicente disse que “o botijão de gás está definitivamente aposentado nessas duas residencias”.

O primeiro Biodigestor foi instalado no município através de uma parceria da prefeitura de Cajazeirinhas com a Emater local, para manter o abastecimento de gás o agricultor só precisa adicionar um balde de esterco e água ao Biodigestor diariamente.

O que são biodigestores?

São equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.

Dentro do aparelho, esses detritos entram em decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). Durante o processo, todo o material orgânico acaba convertido em gás metano, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica.