A Secretaria Municipal de Educação de São Bentinho, deu início ontem (08),as formações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Os Professores da Educação Infantil e Fundamental (1° ao 3° ano), vem recebendo as formações pelas Professoras Cessa Gomes e Aparecida Gomes. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

Fonte: Mostra SB